Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mensalão - STF refuta caixa 2 , vê compra de votos e, sem querer, põe em xeque reformas de Lula

    Auditoria Cidadã diz que decisão abre portas para pedir anulação da emenda que reduziu direitos previdenciários e valor de aposentadorias

    Sete dos dez ministros do Supremo Tribunal Federal refutaram a tese de caixa dois no julgamento da Ação Penal 470, o mensalão . Eles rejeitaram o argumento do PT para justificar os repasses de dinheiro a parlamentares de outros partidos - a transferência ilegal de recursos para campanhas eleitorais - e confirmaram a ocorrência de compra de votos no Congresso Nacional de 2003 a 2004. Involuntariamente, puseram em xeque a legalidade das reformas aprovadas nos primeiros anos de governo Lula, entre elas a da Previdência.

    A compra de votos foi constatada pelos ministros Joaquim Barbosa, relator do caso, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto, que na sessão de segunda-feira (1º) concluíram a condenação de parlamentares do PP, PMDB, PR, PTB e PMDB. Apenas Ricardo Lewandowski, revisor do processo, aceitou a tese de caixa dois. As ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia condenaram os réus, mas o conteúdo de seus votos não revela exatamente porque eles teriam recebido dinheiro.

    A reforma da Previdência foi aprovada, sob protestos populares, em 2003, no primeiro ano do governo Lula. O projeto, que tramitou como Emenda Constitucional 40, fixou idade mínima para o servidor se aposentar, taxou aposentadorias e pensões, pôs fim à paridade entre ativos e inativos, acabou com o benefício integral e permitiu o início da privatização de boa parte do sistema previdenciário do funcionalismo, por meio da recente criação dos fundos de pensão (Funpresp) - o que regulamenta o texto aprovado em 2003.

    Diante da votação no STF, a organização Auditoria Cidadã da Dívida publicou nota em sua página na internet na qual contesta a reforma da Previdência. “Nove anos depois da aprovação de uma reforma nefasta, que incrivelmente taxou os aposentados e pensionistas, ceifou a integralidade e a paridade, reduziu as pensões, postergou as aposentadorias e abriu caminho para a privatização da previdência por meio dos fundos de pensão, a mais alta corte do país confirma grave ilegalidade em sua aprovação”, diz o texto divulgado, que vê na comprovação da compra de votos a abertura de “forte caminho para ações judiciais que visem a anulação desta reforma”.

    Por Hélcio Duarte Filho

    Luta Fenajufe Notícias

    Terça-feira, 2 de outubro de 2012

    • Publicações7386
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mensalao-stf-refuta-caixa-2-ve-compra-de-votos-e-sem-querer-poe-em-xeque-reformas-de-lula/100110844

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)