Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Greve em Mato Grosso continua, e uma nova assembleia deliberativa é fixada para amanhã (11)

    Greve em Mato Grosso continua, e uma nova assembleia deliberativa é fixada para amanhã (11)

    A greve dos Servidores do Judiciário Federal de Mato Grosso completou 218 dias hoje (10), e vai continuar. A Categoria voltará a se reunir em assembleia avaliativa e deliberativa sobre o Movimento, a partir das 15h, na entrada do prédio da Justiça Federal.

    Foi esta a principal deliberação dos Servidores durante assembleia no saguão de entrada do TRE, na tarde de hoje (10). Os participantes também aprovaram deliberação autorizando o SINDIJUFE-MT a entrar com ação judicial para o reajuste da indenização de transporte dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais.

    A Greve atual teve início no dia 7 de junho de 2011, e já é a maior da história do Serviço Público, com seus 7 meses e 8 dias completados nesta terça (10). São mais de sete meses na trincheira contra o congelamento e na defesa da revisão salarial.

    Desde ontem (9), no entanto, Mato Grosso está novamente sozinho no Movimento, porque todos os demais estados sairam da Greve. A Categoria em Mato Grosso vive os momentos da batalha em clima de união e reagrupamento das forças de suas bases para a próxima Greve, com muitos protestos que estão sendo planejados de surpresa, já a partir de amanhã.

    Para o SINDIJUFE-MT a Categoria perdeu uma batalha, mas a guerra ainda está indefinida. À intransigência do Governo em conceder a reposição salarial, os Servidores acenam com a possibilidade iminente de uma radicalização do Movimento, colocando na mira as eleições municipais previstas para o final de 2012. São 5 anos sob os efeitos da inflação, que os Servidores querem resolver a qualquer custo, ainda que sob a constante ameaça do corte de ponto, ou concretamente como está acontecendo no TRT-23.

    Mesmo sem a aprovação do PCS - que ficou fora do Orçamento da União para 2012 -, a Greve atual teve várias conquistas, conforme avaliações do Movimento Grevista. Para o Servidor José Mendes, membro do Comando de Greve, as diversas expedições a Brasília, os inúmeros atos de protesto e a forte pressão exercida pelos Servidores de Mato Grosso junto ao Supremo Tribunal Federal - STF, Governo e parlamentares não garantiram a aprovação do reajuste salarial mas impediram a aprovação do projeto de lei 549/2009, que prevê o congelamento salarial para os Servidores Públicos Federais por mais 10 anos.

    A manutenção da jornada de trabalho no TRT-23 também foi obtida graças à mobilização dos Servidores em Greve, assim como as pressões e Mobilizações contra o corte de ponto na Justiça do Trabalho no estado.

    No final da Assembleia de hoje, promovida pelo SINDIJUFE-MT, houve uma confraternização entre os participantes, com bolo de 218 dias de Greve, salgadinhos e refrigerantes. Ao mesmo tempo em que atuam no sentido de manter a base mobilizada para a luta que continua, o Comando de Greve e o SINDIJUFE-MT vêm discutindo com as administrações os cortes de pontos e evitando qualquer tipo de retaliação ao Movimento de Greve.

    Antes da Assembleia, houve uma reunião do Comando de Greve com o Diretor Geral em exercício do TRT-MT Nilson Bezerra e o assunto foi o Movimento Grevista.

    Amanhã (11), às 09 h, o Comando de Greve estará reunido com o Presidente do TRT-23-MT Desembargador Tarcísio Valente para discutir o corte de ponto naquele Tribunal dos Trabalhadores e Trabalhadoras que permanecem na Greve.

    E à tarde, às 15 horas, haverá Assembleia Geral deliberativa sobre a Greve, no térreo do prédio da Justiça Federal. Luiz Perlato, Jornalista do SINDIJUFE-MT

    • Publicações7386
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/greve-em-mato-grosso-continua-e-uma-nova-assembleia-deliberativa-e-fixada-para-amanha-11/2986460

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)