Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Wikipedia, Google e outros sites protestam contra lei que censura a web

    Wikipedia, Google e outros sites protestam contra lei que censura a webMaior enciclopédia online do mundo participa de “apagão” nas próximas 24 horas, enquanto o Google divulga sua oposição à lei

    São Paulo - A Wikipedia, enciclopédia colaborativa online, cumpriu sua promessa nesta quarta-feira (18) e ficou fora do ar, em protesto contra a votação do projeto de lei SOPA (Stop Online Piracy Act), em discussão no congresso americano. Ao tentar acessar o site nas próximas 24 horas, em vez de ver os artigos colaborativos, os internautas encontram uma página preta com a mensagem “Imagine um mundo sem conhecimento livre”.

    Wikipedia protestou contra a SOPA, lei contra a pirataria nos Estados Unidos | Foto: ReproduçãoPor meio da página, a Wikipedia também afirma que, com o projeto de lei SOPA e o PIPA (Protect Intellectual Property Act), “o congresso americano está considerando uma legislação que pode, fatalmente, danificar a internet livre e aberta”. O texto também oferece um link para uma página oficial da Wikipedia (organizada pela própria Wikimedia Foundation), em que o internauta pode saber mais sobre o que é o projeto de lei SOPA e de que forma ele afeta os princípios fundamentais da internet.

    Os projetos de lei SOPA e PIPA ganharam oposição de grandes empresas de internet, empreendedores e internautas, porque seu objetivo é o de impedir que sites estrangeiros reproduzam conteúdo desenvolvido nos Estados Unidos, de forma a infringir a lei de direitos autorais, mas em sua forma atual, a lei pode dar poderes aos EUA de censurar sites legítimos em operação na web. “Este é um problema que não afeta somente as pessoas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo”, diz a Wikipedia, no comunicado.

    O protesto antecede a votação do projeto PIPA, que deve ser discutido pelo congresso dos EUA na próxima semana, e do SOPA, que está marcada para o início de fevereiro. O projeto de lei tem o apoio de grandes empresas, como Microsoft, Apple, Adobe, AVG e Dell. Entre os outros sites que protestam contra as leis, com o “apagão” da internet, está também o serviço de blogs Wordpress, que exibe blogs com a tarja "Censurado" em sua página inicial.

    Google divulga oposição ao projeto

    Embora não tenha participado do “apagão”, a versão americana do Google também apresenta hoje um link em sua página inicial que diz “Diga ao Congresso: Não censure a web”. A empresa havia anunciado hoje que protestaria contra o SOPA e o PIPA por meio da divulgação sobre as complicações que os dois projetos trazem para a liberdade de expressão na internet. Aos internautas que acessam a página a partir dos EUA, o Google exibe uma tarja preta sobre seu logotipo na página de busca.

    Google: 'Diga ao Congresso: Não censure a Internet' | Foto: ReproduçãoO link na página inicial do Google nos EUA leva para um novo site “Pare com a pirataria, não com a liberdade”, que afirma que “milhões de americanos se opõem ao SOPA e PIPA, porque essas leis podem censurar a web e diminuir o ritmo do crescimento econômico nos Estados Unidos”. O site lembra que o congresso americano começa a votar as duas leis em 24 de janeiro, então é necessário assinar a petição online, caso o internauta seja contra o projeto também. Há também um infográfico (foto) que mostra o alcance da oposição ao SOPA e ao PIPA.

    Por meio de seu blog oficial, o Google também se opôs ao SOPA e ao PIPA. Em texto publicado por David Drummond, vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo e diretor jurídico do Google, a empresa expõe os motivos pelos quais se opõe aos projetos de lei: segundo a empresa, o SOPA e o PIPA reduzirão o desenvolvimento econômico em todo o mundo, censurará a web, mas não impedirá a pirataria na web. “Os sites que praticam pirataria vão apenas trocar seus domínios, para continuar a fazer pirataria”, diz Drummond.

    As informações são da repórter Claudia Tozetto, do IG

    Fonte: Jornal O Dia

    http://odia.ig.com.br/portal/digital/html/2012/1/wikipedia_google_e_outros_sites_protestam_contra_lei_que_censura_a_web_219245.html

    • Publicações7386
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/wikipedia-google-e-outros-sites-protestam-contra-lei-que-censura-a-web/2993137

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)